Porque meu roteador não chega aos 300Mbps que dizia na caixa, quando o comprei???
Primeiro de tudo, conheça as velocidades máximas, de acordo com os padrões de rede de 2.4Ghz (por ser mais popular, só abordarei esta frequência).
802.11b – 11mbps
802.11g – 54mbps
802.11n – 300mbps (podendo chegar a 600Mbps, no caso de MIMO, que duplica a velocidade)
Hoje em dia, os roteadores mais populares, são de padrão 802.11n, de 300mbps. Muitas pessoas reclamam que só conseguem chegar a 50mbps com estes roteadores. Utilizando analogias, vamos imaginar o seguinte:
Um carro popular 1.0, suas especificações técnicas dizem que chega a 200 km/h. Para chegar nessa velocidade, temos que levar em conta diversos fatores: estrada sem buracos, aerodinâmica favorável, condições climáticas favoráveis, pneus em ótimo estado, peso, habilidade do motorista, etc.
Percebeu que, se depender somente do carro, não conseguirá chegar aos 200 km/h? Depende de diversos fatores além do automóvel! (exceto se for um uno 😹)
Assim é com a conexão Wi-Fi. Não é só o roteador de 300mbps que te fará chegar a velocidade. Existem diversos fatores e, mesmo assim, pode ser que não chegue na velocidade máxima.
Esses fatores são: tecnologia do dispositivo, processador do dispositivo, barreiras (paredes, vidros, divisórias, etc).
Tecnologia do dispositivo: assim como o roteador, a placa Wi-Fi do dispositivo deve trabalhar com o padrão do roteador.
Processamento: quanto maior o consumo da banda, mais processamento exigirá do dispositivo e do roteador.
Barreiras: quanto mais barreiras pior a qualidade do Wi-Fi. E do contrário do que muitos pensam, estar ao lado do roteador não significa que o sinal será bom. Existe um meio termo.
Outro fator, que influencia muito, é a interferência. Quando existem muitos roteadores usando mesma frequência. Como a frequência 2.4 GHz e a mais popular, nos dias de hoje, é comum você ver a enorme quantidade de redes Wi-Fi. Basta fazer uma busca com o celular que você verá as redes dos vizinhos. Se morar em um edifício, aí que você verá uma “enxurrada” de redes wireless. Isso contribui com a “poluição” das redes.
Dentro da frequência de 2.4ghz, tem 11 canais diferentes que você pode usar para evitar as interferências. Como, por padrão, os roteadores configuram o canal 6 de fábrica, esse é o canal mais poluído. Por isso, é importante usar um app como o Wi-Fi Analyzer para verificar qual o canal menos usado em sua residência ou trabalho.
Agora, saindo da parte técnica e indo para a realidade. Será quase impossível chegar a 300mbps com estes roteadores populares. São roteadores baratos, que não tem processamento para chegar a uma banda com essa velocidade. Outra coisa, você só conseguirá atingir velocidade superior a 100mbps, só fazendo tráfego dentro da rede Wi-Fi (somente entre dispositivos wireless). Pois as portas ethernet desses roteadores são Fast, só chegam a 100mbps.
Leia também 10 melhores roteadores wireless/wi-fi para 2020