Tecnologias que prometem impactar profundamente até 2030
Há meio século, jamais se imaginaria estar conectado em uma rede social, enviando e recebendo mensagens em milésimos de segundos. Fato é, que a tecnologia vem modificando o modo de ver o mundo.
Diariamente são várias novidades sendo pensadas, pesquisadas, testadas e lançadas… impossibilitando de prever o que nos aguarda daqui a 30 anos.
Selecionamos algumas das tecnologias que prometem impactar esta próxima década, bem como, outras que poderão surgir em um futuro não muito distante.
Conheça algumas das tecnologias:
Realidade virtual
Utilizando efeitos visuais e sonoros, simula de forma virtual um ambiente real. Possibilitando o usuário interagir ou não, com o que está vendo de acordo com as configurações do sistema. Tem como grande vantagem sua versatilidade. Podendo ser utilizada tanto para games quanto para outros fins como: Treinamentos, tratamentos de fobia e em qualquer atividade que necessite de um ambiente simulado.
Status: Em uso
Realidade aumentada
Oferece experiências entre o real e o virtual. Utilizada atualmente em diversos segmentos. Um grande exemplo é o C-Thru, um capacete tecnológico, desenvolvido com a função de auxiliar bombeiros em resgates. O capacete tem visor com sensor térmico, mostrando as zonas de calor em tempo real. Tem também um recurso que cancela ruídos seletivos, ou seja, bloqueia o barulho das chamas e enfatiza os gritos de socorro. A RA proporcionou grande ajuda ao trabalho desses anjos da guarda.
Status: Em uso
Tela flexível
Com tecnologia ousada que permite ser enrolada e dobrada, sem que a imagem e o texto fiquem distorcidos, desenvolvida totalmente para o conforto do usuário. Garantindo que a qualidade na visualização de fotos seja cada vez mais nítida, além da praticidade de ser dobrada e colocada em um bolso ou carteira de mão.
status: Em uso
Gastrobô
É um robô estomacal inteligente que consegue adquirir energia a partir da digestão de comida real. Ele absorve a energia proveniente da quebra de moléculas de carboidratos e de álcool.
Muito utilizado para tarefas que precisam ser automatizadas. O robô terá sensores para saber quando deve procurar comida para manter-se em pleno funcionamento.
status: em teste/protótipos
Propulsor de íons
É uma forma de propulsão elétrica que cria um empurrão para impulsionar aeronaves.
Liberando um gás neutro ao extrair elétrons de átomos, desenvolvendo uma nuvem de íons positivos tendo como sentido a diferença nas potências relativamente pequenas, podendo criar altas velocidades de exaustão reduzindo a quantidade de massa de reação. Esse movimento é essencial para a evolução das estruturas aeroespaciais.
status: em uso
Inteligência Artificial Geral (AGI)
Ela é a evolução da atual Inteligência Artificial e também conhecida como a mais completa. Tendo como objetivo fazer com que a inteligência artificial construa, compreenda e realize tarefas intelectuais complexas, assim como um ser humano comum com criatividade, empatia e inteligência emocional. Uma AGI não terá limitações em desenvolver habilidades e qualquer função por conta própria.
status: hipotético
Carros voadores
A ideia dessa tecnologia é desenvolver um veículo de transporte pessoal que funcione tanto por vias aéreas quanto por vias terrestres oferecendo uma alternativa ecossustentável, confiável e segura para a mobilidade.
status: em comercialização limitada
Imagem sem tela
A ideia dessa nova tecnologia é apresentar informações sem o uso de uma tela.
Projetando imagens no ar com a ajuda de lentes e tecnologia a laser ou diretamente na retina enviando informação para o cérebro
Ao projetar imagens fora de tela, novos ângulos e tamanhos ficam disponíveis.
status: hipotético/uso experimental